28 julho 2006
|
Vale a pena pensar nisto.
|
Há livros que nos marcam pela mensagem contida, pela singeleza da narrativa, pela história cativa, ou pelo momento em que é lido. Eu adoro ler. Desde muito nova o livro era o meu refúgio. Já vos disse que sou sonhadora?! Qual o modo literário preferido? O narrativo. Qual o género? Vários. E autores? Muitos. Desde Agatha Christie, passando por Florbela Espanca, indo de Nicholas Sparks (devoro!) até José de Alencar. Neste momento, o tempo disponÃvel para ler é pouco ou nenhum, mas quando posso lá vou dando uma espreitadela ao "Viver para Contá-la" de Gabriel GarcÃa Márquez. Autor cuja escrita me delicia. Hoje, sabe-se lá por quê, retirei novamente da prateleira um livro lindo, do qual sorvi algumas lições de vida, "Vai Onde Te Leva o Coração" de Susanna Tamaro. Não me vou debruçar em interpretações textuais, apenas vou transcrever algumas das frases que dele retirei e que vale a pena reflectir sobre o seu conteúdo.
" A infância e a velhice são muito semelhantes. Em ambos os casos, por motivos diferentes, é-se bastante inerme. Ainda não - ou já não- se toma parte activa e isso permite que se viva com uma sensibilidade sem esquemas, aberta"
" As lágrimas que não saem depositam-se no coração, com o passar do tempo vão formando uma crosta e paralisam-no, tal como uma crosta de calcário que se deposita nas engrenagens da máquina de lavar."
" A vida não é uma corrida, mas um tiro ao alvo: o que conta não é a poupança de tempo, mas a capacidade de se descobrir o centro."
"Como uma lâmpada eléctrica está para o sol. A felicidade tem sempre um objecto, é-se feliz por alguma coisa, é um sentimento cuja existência depende do exterior. A alegria, pelo contrário, não tem objecto. Possui-nos sem qualquer razão aparente, no seu ser assemelha-se ao sol, arde graças à combustão do seu próprio coração."
" É mais fácil morrer de nada do que de dor, contra a dor podemos revoltar-nos, contra o nada, não."
" A felicidade das relações banaliza o amor, transforma a intensidade da relação em entusiasmo passageiro."
Bom fim-de-semana. Gabriela
Rabiscado por Gabriela as 5:49 PM
|
|